Lanifícios em Portugal
A Indústria de Lanifícios está localizada principalmente no centro de Portugal, cuja principal matéria-prima é a lã, apresenta como principais centros de produtores toda a zona envolvente da Serra da Estrela com destaque para as localidades de Covilhã, Manteigas, Seia e Gouveia. Castanheira de Pêra, Avelar, Minde e Mira de Aire constituem também pólos com significativo número de empresas.
Aliando a experiência secular da manufatura da lã, com as mais modernas tecnologias de produção laneiras, a existência local de infraestruturas técnicas, tecnológicas e de formação adequadas, leva a que as empresas de lanifícios portuguesas se apresentem hoje, como modernas e competitivas unidades industriais.
A Investigação e o Saber, fatores decisivos de desenvolvimento para a Industria Têxtil, levaram ao estabelecimento de fortes laços de cooperação da ANIL com a UBI – Universidade da Beira Interior, entidade especializada na formação de quadros qualificados para a indústria.
A Qualidade, o Design e a Inovação, apostas diárias das empresas de lanifícios, encontram no CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxteis e de Vestuário, a parceria necessária ao seu desenvolvimento e implementação.
A formação inicial e permanente dos recursos humanos que as empresas necessitam, são fortemente apoiadas pela MODATEX (antigo CILAN) e pela ESTEBI – Escola Tecnológica da Beira Interior que procuram uma constante atualização do “saber” e do “saber fazer”. Os Lanifícios portugueses apresentam-se igualmente como importantes fornecedores de tecidos das empresas de confeção e de fios para a indústria de malhas e têxtil lar.
Com mais de 40 unidades instaladas, empregando cerca de 3 mil pessoas, representando um volume de negócios de 200 milhões de euros e exportando para todo o mundo 85% da sua produção, as empresas de lanifícios portuguesas são hoje internacionalmente reconhecidas pelos seus níveis de Qualidade, Design e Serviço.